Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
ESCOLAS DE ENFERMAGEM []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 20   no formato [Detalhado]
página 1 de 2
ir para página        
  1 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:305 - (839)
Autor:Simões, Renata Duarte; Silva, Ticiana Ribeiro da; Simões, Ricardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mulheres integralistas: enfermeiras "blusas-verdes" a serviço da nação^ipt.
Fonte:Texto & contexto enferm;21(01), jan./mar. 2012. .
Resumo:O estudo objetiva investigar a atuação designada à enfermeira integralista e a instrução que recebia para desempenhar com a máxima eficácia o seu papel nos quadros da Ação Integralista Brasileira, partido político de extrema direita, que emerge no Brasil, na década de 1930. Utiliza como fonte documental jornais integralistas, a coleção "Enciclopédia Integralista" e os prontuários sobre a Escola de Enfermagem Integralista que compõem o acervo criminal da Polícia Política, organizado pela Delegacia Especial de Segurança Política e Social. Como resultado, a pesquisa apresenta um expressivo investimento do integralismo na formação de enfermeiras, mulheres que aproveitaram o ensejo do momento para ampliar seus espaços sociais. Conclui que, embora o integralismo reforçasse os papéis descritos socialmente como femininos, a relação das mulheres com o movimento foi inovadora, pois possibilitou novas práticas e representações que elas passaram também a desenvolver na esfera pública, à exemplo, a atuação como enfermeiras. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100016

  2 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:302 - (836)
Autor:Caverni, Leila Maria Rissi; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;46(02):443-451, abr. 2012. .
Resumo:Estudo histórico-documental, interpretado à luz da teoria de Pierre Bourdieu, cujos objetivos são: identificar e descrever as convergências e divergências entre os movimentos que propiciaram a criação e implementação de escolas/cursos de nível médio de enfermagem, em sete hospitais privados modelo-referência da cidade de São Paulo, de 1945 a 1989, e explicar a intencionalidade das instituições estudadas na criação e implementação dessas escolas/cursos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências sintetizadas nos itens: abertura e encerramento dos cursos, mantenedoras e vinculação religiosa de sua direção, fontes de financiamento, objetivos e finalidades, número de alunos formados e impacto na força de trabalho. Concluiu-se que os hospitais criaram suas escolas em momentos diferentes, mas com objetivos convergentes, quais sejam: preparar sua mão de obra, usufruir de serviços dos alunos, conquistar isenções fiscais e auxílios e agregar capital cultural, social e econômico e, consequentemente, poder simbólico, na luta travada por prestígio. (AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000200024

  3 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:246 - (595)
Autor:Araujo, Aline Corrêa de; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ciências Humanas e Sociais na formação das primeiras enfermeiras cariocas e paulistanas^ipt.
Fonte:Rev. bras. enferm;64(6):1106-1113, 2011. .
Resumo:Este estudo, de natureza histórico-documental, teve como objetivo descrever e analisar o lugar que as Ciências Humanas e Sociais ocuparam no primeiro currículo escolar dos cursos de nível superior de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) e da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP), identificando suas semelhanças e diferenças. Como metodologia foram analisados os currículos das referidas escolas, comparando-os e buscando entre fontes primárias e secundárias informações sobre a contribuição das Ciências Humanas e Sociais na formação das enfermeiras pioneiras da enfermagem moderna no Brasil. Concluiu-se que as matérias de humanidades ocuparam lugar secundário nos currículos estudados em comparação com as disciplinas técnicas e o aspecto utilitário que a profissão exigia na época^ipt.
Descritores:Escolas de Enfermagem
Currículo
Educação
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000600018
Localização:BR1273.1; BR1273.1; OHS/ORH - C-04 – 021

  4 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:188 - (520)
Autor:Oguisso, Taka; Campos, Paulo Fernando de Souza; Santiago, Emiliane Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Rosa Sousa Pinheiro e a reconfiguração da enfermagem brasileira^ipt / Maria Rosa Sousa Pinheiro and the brazilian nursing reconfiguration
Fonte:Texto & contexto enferm;18(4):[643-651], out.-dez. 2009. .
Resumo:Trata-se de estudo exploratório-descritivo, fundado no método histórico que objetivou identificar a participação feminina nas transformações sociais decorrentes da americanização no Brasil pós-1930. Para tanto, apresenta-se a trajetória de Maria Rosa Sousa Pinheiro. Os dados em análise foram obtidos através do material documental do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana. Esses dados permitiram reconhecer a personalidade em foco, que atuou de modo decisivo na reconfiguração da arte e ciência do cuidado no Brasil. Os resultados permitem afirmar que a enfermagem propagou ideais do American way of life na medida em que o modelo de formação e exercício profissional advinha de países como Estados Unidos e Canadá. As análises consideram que a atuação de Maria Rosa Sousa Pinheiro consubstancia a disseminação de uma nova representação do feminino na esfera social e do trabalho. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Trabalho Feminino
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072009000400005&script=sci_arttext

  5 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:177 - (509)
Autor:Silva, Maria Regina Guimarães; Gallian, Dante Marcello Claramonte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A Escola de Enfermagem do Hospital São Paulo e seu primeiro currículo (1939-1942)^ipt / The Nursing School of Hospital São Paulo and its first curriculum (1939-1942)
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[317-322], mar.-abr. 2009. .
Resumo:O modelo educacional adotado no Brasil, advindo da escola nithingaleana não contemplava a realidade da saúde brasileira na década de 30, período de fundação da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP). O artigo resume a pesquisa que teve como objetivo descrever e analisar o processo de criação e elaboração do primeiro currículo da EEHSP, construído a partir de uma abordagem histórica, tendo como recurso metodológico a pesquisa qualitativa. Foram realizadas análises documentais de fontes primárias e secundárias, além de entrevistas com personagens ligadas aquela instituição. Verificou-se o importante papel da Escola Paulista de Medicina (EPM) na criação da EEHSP, particularmente na figura de docentes e diretores envolvidos com seus cursos, assim como a participação decisiva de religiosas católicas. Constatamos que o desenho deste primeiro currículo foi pautado no modelo educacional da Escola Anna Nery, tida como a escola padrão à época. (AU)^ipt.
Descritores:Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Currículo
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000200024

  6 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:160 - (170)
Autor:Porto, Fernando; Moreira, Almerinda; Silva Júnior, Osnir.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A prática do ensino na escola enfermagem Alfredo Pinto: registro da midia impressa (1946)^ipt / Practical of education in the nursing school the Alfredo Pinto: it register of the media printed (1946)
Fonte:Rev. bras. enferm;56(6):[707-711], nov.-dez. 2003. .
Resumo:Estudo histórico social tem por objetivo analisar o conteúdo de reportagem sobre o ensino na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1946). O referencial teórico tem por base a linguagem da palavra e da imagem. Metodologia - A organização dos dados da reportagem foi analisada com base em 13 subtítulos e 14 imagens fotográficas, das quais recortamos quatro com critério metodologico. Resultados: o estudo apontou para: 1) o cumprimento dos requisitos básicos, preconizados pelo Ministério da Educação e Saúde para o ensino de enfermagem e; 2) a contribuição da EEAP para o ensino da enfermagem, que além da formação profissional, remunerava seus alunos e a garantia de inclusão no mercado de trabalho. ^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudos Retrospectivos
Escolas de Enfermagem
Localização:PUC - Minas (http://bib.pucminas.br)

  7 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:154 - (164)
Autor:Ribeiro, Anesilda Alves de Almeida; Borenstein, Míriam Susskind.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escola de Enfermagem Wenceslau Braz: trajetória e construção da identidade profissional da enfermagem em Itajubá/MG^ipt / Wenceslau Braz nursing school: trajectory and construction of nursing professional identity in Itajubá/MG
Fonte:Texto & contexto enferm;12(4):[470-478], out.-dez. 2003. .
Resumo:Trata-se de uma pesquisa histórica cujo objetivo foi historicizar o processo de construção da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB) e da identidade profissional da enfermagem itajubense, no período de 1952 a 1972. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes primárias (discursos, cartas e atas) e secundárias (artigos, livros, dissertações e fotografias). Os dados revelam que a escola foi idealizada em 1952, pelas enfermeiras religiosas que atuavam na Santa Casa de Misericórdia de Itajubá (SCMI) e criada em 1954. Devido ao preconceito existente em relação à profissão de enfermagem, a diretoria da Escola construiu e divulgou uma outra imagem do ser enfermeira, favorecendo mudanças no imaginário social. A formação das alunas teve forte influência religiosa, exigindo das mesmas atitudes e comportamento similar ao das religiosas. À luz do pensamento de Foucault e Goffman, observou-se no processo de formação das alunas, a docilização dos corpos e a influência do poder pastoral...(AU)^ipt.
Descritores:Escolas de Enfermagem
Equipe de Enfermagem
História da Enfermagem
Estudos Retrospectivos
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

  8 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:153 - (163)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Docentes e estudantes no processo de mudança do ensino de enfermagem no Brasil^ipt / Faculty and students in the nursing teaching changing process in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;8(1):[67-79], jan.-abr. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo histórico-social sobre as conjunturas em que ocorreram as mudanças no ensino da enfermagem no Brasil, as exigências feitas a docentes e estudantes de enfermagem a cada época e sua importância no desenvolvimento da enfermagem. Os resultados demonstram que houve um progressivo aumento das exigências acadêmicas feitas a docentes e a estudantes, no bojo de reformas educacionais gerais ou em decorrência da atuação das educadoras de enfermagem, no sentido de adequar os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação aos propósitos da melhor inserção da enfermagem na universidade e na comunidade cientifica...(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Política de Educação Superior
Currículo/normas
Estudantes de Enfermagem
Docentes
Brasil
Localização:BR17.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde

  9 / 25
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:146 - (156)
Autor:Almeida Filho, Antonio José de; Santos, Tânia Cristina Franco.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Participação da Escola Anna Nery na Revolução Constitucionalista de 1932^ipt / Participation of Anna Nery School in the Constitutionalist Revolution from 1932
Fonte:Rev. bras. enferm;56(5):[581-585], set.-out. 2003. .
Resumo:Trata-se de um estudo de cunho histórico-social, cujo objeto é a participação da Escola de Enfermagem Anna Nery nos postos de assistência aos feridos da Revolução Constitucionalista de 1932, no estado de São Paulo. Os objetivos desse estudo são descrever como foi organizada a participação das professoras e alunas da Escola de Enfermagem Anna Nery nas Frentes de Operações de Guerra e analisar as implicações da atuação dessas alunas e enfermeiras para a Escola Anna Nery. As fontes primárias foram os documentos escritos e fotográficos pertencentes ao Centro de Documentação da EEAN/UFRJ, e as secundárias, referem-se a artigos e livros que abordam a história do Brasil e da enfermagem brasileira. A análise dos dados foi apoiada pelos conceitos de campo, habitus e violência simbólica do sociólogo Pierre Bourdieu e evidenciou a importância do trabalho da enfermeira em épocas de crise ao tempo em que possibilitou à EEAN a capitalização de lucros simbólicos.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Guerra
Educação em Enfermagem
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:145 - (155)
Autor:Olschowsky, Agnes; Silva, Graciette Borges da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduaçäo lato sensu em enfermagem psiquiátrica e saúde mental: história, contexto institucional e atores^ipt / Lato sensu post-graduation in psychiatry nursing and mental health: history, institutional context and actors
Fonte:Rev. bras. enferm;56(2):[151-154], mar.-abr. 2003. .
Resumo:O objeto de estudo é o ensino de pós-graduaçäo "lato-sensu" de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das escolas de enfermagem: EE/UFRGS e EERP/USP. Apresentamos a caracterizaçäo desses cursos e o perfil de seus docentes. Através da análise dos planos de ensino, programas e documentos dos cursos de especializaçäo dessas escolas, e de entrevistas semi-estruturadas, obtivemos dados da história e estruturaçäo desses cursos, que foram pioneiros e dinamizadores do ensino especializado da área. Apresentamos suas características quanto à carga horária, número de disciplinas, titulaçäo e formaçäo dos docentes envolvidos, mostrando como vem se constituindo o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. (AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
História da Enfermagem
Currículo
Escolas de Enfermagem
Localização:BR905.1 - Biblioteca

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:144 - (154)
Autor:Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Silva, Lúcia de Fatima da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará: a história e o projeto político-pedagógico atual^ipt / Nursing program at State University of Ceará: its history and current political-pedagogical project
Fonte:Rev. bras. enferm;56(4):[385-387], jul.-ago.2003. .
Resumo:Trata-se de uma descrição dos momentos históricos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará e seus reflexos no atual processo de formação profissional. Relata sobre o curso, os corpos docente e discente, assim como, acerca do seu projeto político-pedagógico. Considera, por fim, a importância deste instrumento como viabilizador da garantia da qualificação profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Formulação de Projetos
Educação em Enfermagem
Credenciamento
Ensino
Localização:BR905.1 - Biblioteca

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:126 - (136)
Autor:Lopes, Gertrudes Teixeira; Lima, Tábata Cristina Silva; Martingil, Izabella de Carvalho; Caldas, Nalva Pereira.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A vida e a obra de Zaíra Cintra Vidal^ipt / The life and work of Zaíra Cintra Vidal
Fonte:Rev. bras. enferm;54(2):[253-260], abr.-jun. 2001. .
Resumo:Estudo histórico social, cujo objetivo é descrever a trajetória de Zaíra Cintra Vidal, sua inserção na Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo e sua participação na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). O estudo fundamenta-se nos conceitos de poder simbólico, habitus e luta simbólica de Pierre Bourdieu. As fontes primárias foram documentos existentes no Centro de Documentação da EEAN/UFRJ e no Centro de Memória da FENF/UERJ. Os dados foram obtidos no período de agosto de 2000 a abril de 2001 mediante um roteiro de análise documental. Os resultados evidenciaram que Zaíra Cintra Vidal, nasceu em 05 de maio de 1903, graduou-se pela Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1926; pós-graduou-se nos EUA de 1927 a 1929, retornando em 1943. Criou a Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo, sendo a primeira diretora por nove anos e participou na diretoria da ABEn e na redação da Revista Anais de Enfermagem (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Biografia como Assunto
Localização:BR905.1 - Biblioteca

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:116 - (126)
Autor:Monteiro, Estela Maria L. Meirelles; Meneses, Lenilma Bento de A; Batista, Patrícia Serpa de Souza; Sá, Lenilde Duarte de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Institucionalização do ensino de enfermagem na Paraíba: uma viagem ao passado^ipt / The institutionalization of nursing education in Paraiba: a trip into the past
Fonte:Rev. bras. enferm;53(3):[458-466], jul.-set. 2000. .
Resumo:Este estudo objetivou resgastar o processo de institucionalização do ensino de Enfermagem na Paraíba. Devido à escassez de informações sobre o assunto, a construção deste estudo resulta de pesquisa em fontes primárias e secundárias apoiadas, principalmente, na história oral temática. Constatamos que a institucionalização do ensino de Enfermagem na Paraíba deu-se na década de 50, quando o modelo técnico-assistencial de saúde pública vigente era chamado de modelo médico-sanitário. Dentre os vários momentos significativos deste estudo, destacamos o da entrevista com a Sra. Doralice Kluppel, enfermeira integrante da equipe que atuou na estruturação da primeira Escola de Enfermagem da Paraíba, pois fez-nos desabrochar um sentimento de valorização e respeito ao trabalho desenvolvido pelas precursoras do ensino da enfermagem no Estado. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Enfermagem em Saúde Pública
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:106 - (116)
Autor:D Santi, Maria Célia; Cassuli, Maria Clara Matheus; Abrahão, Anelise Riedel; D´Innocenzo, Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Fragmentos da história do Curso de Enfermagem da UNIFESP - o percurso de dez anos^ipt.
Fonte:Acta paul. enferm;13(n.esp, pt.2):29-32, 2000. .
Descritores:Escolas de Enfermagem/hist
Currículo
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.unifesp.br/denf/acta/

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:105 - (115)
Autor:Baptista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Repercussões da Reforma Universitária de 1968 nas Escolas de Enfermagem Brasileiras^ipt.
Fonte:Acta paul. enferm;12(3):46-50, set. - dez. 1999. .
Resumo:Trata-se de um estudo com abordagem sócio-histórica que tem como propósito mostrar algumas das modificações ocorridas na configuração da carreira de enfermagem na sociedade brasileira, advindas da implantação das diretrizes emanadas da Lei da Reforma Universitária de 1968.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Universidades
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.unifesp.br/denf/acta/1999/12_3/pdf/art5.pdf

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:99 - (109)
Autor:Vilar, Benevina Maria; Borges, Lorena Dayse Vilarinho Nunes Magalhães; Santos, Ana Maria Ribeiro dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escola Maria Antoinette Blanchot e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem no Piauí^ipt / Maria Antoinette Blanchot School and the institucionalization of practical nursing education in Piauí, Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;61(5):[647-652], set. - out. 2008. .
Resumo:O estudo tem como objeto a primeira escola de enfermagem do Piauí e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem. Objetivou descrever e analisar seu processo de institucionalização como marco no ensino auxiliar de enfermagem no Estado. Estudo histórico que se utilizou da história oral temática. As fontes primárias de dados foram sete entrevistas realizadas com personagens que trabalharam na escola. Utilizaram-se ainda fontes documentais, como também fontes secundárias. Os resultados retrataram a trajetória da Escola, enfatizando sua criação e dinâmica interna, ressaltando a sua importância como primeiro espaço de formação profissional de enfermagem. O estudo apresentou ainda a importância das irmãs de caridade de São Vicente de Paulo e das primeiras enfermeiras na construção e desenvolvimento da Escola. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Institucionalização
Educação Técnica em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000500019&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:98 - (108)
Autor:Nobrega-Therrien, Silvia Maria; Almeida, Maria Irismar de; Silva, Marcelo Gurgel Carlos da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ensino de enfermagem no Ceará de 1942-1956: a memória que projeta o futuro^ipt / Nursing teaching in Ceará from 1942 to 1956: a memory that projects the future
Fonte:Rev. bras. enferm;61(1):[125-130], jan. - fev. 2008. .
Resumo:O estudo é uma reflexão de natureza histórica que se propõe a recuperar e preservar a história e memória do Ensino de Enfermagem no Ceará. Teve como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 1942 e 1956. O marco inicial corresponde ao início do ensino de Enfermagem no Estado (curso de enfermeiras de emergência) e o terminal, o acervo disponível. Utilizou como fontes de investigação, documentos escritos, quatro quadros de concludentes das primeiras turmas e depoimentos. Sugere a sensibilização e determinação dos profissionais da categoria para criação de uma proposta de compromisso com a história, a memória e o presente da profissão.(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Escolas de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000100021&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:77 - (87)
Autor:Santos, Tânia Cristina Franco; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Resistência à liderança norte-americana na formação da enfermeira brasileira (1934-1938)^ipt / Opposition to the American leadership by Brazilian nurses (1934-1938)
Fonte:Rev. latinoam. enferm;16(1):130-135, jan. - fev. 2008. .
Resumo:Estudo histórico-social teve como objetivos: descrever as circunstâncias em que Bertha Pullen assume a direção da Escola de Enfermagem Anna Nery; analisar as estratégias empreendidas por Pullen para assegurar sua posição de poder e prestígio no espaço da escola e da enfermagem brasileira e discutir as resistências à presença e autoridade da diretora americana, pelas enfermeiras diplomadas e alunas, na luta pela identidade nacional. A análise do corpus documental se fez a partir da contextualização das fotografias, com base nos documentos escritos e fontes secundárias. O estudo evidenciou que a segunda gestão de Bertha Pullen se configurou como a reiteração da presença americana na liderança da Escola de Enfermagem Anna Nery, apesar da resistência das enfermeiras e alunas. Desse modo, pode-se concluir que a segunda gestão de Bertha Pullen na Escola de Enfermagem Anna Nery não representou necessidade real ou sentida pela própria escola.(AU)^ipt.
Descritores:Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Emblemas e Insígnias
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692008000100020&script=sci_abstract&tlng=pt

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:58 - (68)
Autor:Meirelles, Marcia da Rocha; Amorim, Wellington Mendonça de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O cotidiano dos alunos na escola de enfermagem Alfredo Pinto (1949-1956)^ipt / The daily life of students at Alfredo Pinto nursing school (1949 - 1956)
Fonte:Rev. latinoam. enferm;16(6):1005-1011, nov. - dez. 2008. .
Resumo:O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias dos alunos para se adequarem ao sistema estabelecido pela diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, demarcando as transformações e suas influências sobre a vida acadêmica, no período de 1949 a 1956. O método utilizado foi o estudo de natureza histórico-social, que utiliza a história oral temática como método para coleta de dados; as fontes utilizadas foram depoimentos orais dos alunos da Escola no período de 1949 a 1956 e documentos do Arquivo Setorial Enfermeira Maria de Castro Pamphiro, da UNIRIO. Os resultados mostram que as alunas de imediato se deparavam com o desafio da adaptação às regras existentes na Escola, como a alimentação, a vestimenta, enfim, uma mudança no dia-a-dia delas. Conclui-se, aqui, que, no decorrer do curso, construíram estratégias que lhes permitiam burlar tais regras, se adaptarem aos novos costumes e a tornarem a convivência prazerosa.(AU)^ipt.
Descritores:Escolas de Enfermagem
Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692008000600011&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:53 - (63)
Autor:Almeida Filho, Antonio José de; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reunião de diretoras de escolas de enfermagem: um cenário de lutas simbólicas no campo da educação em enfermagem (1943-1945)^ipt / Meeting of nursing school deans: scenario for symbolic struggle in the education in nursing arena (1943-1945)
Fonte:Texto & contexto enferm;14(4):528-536, out. - dez. 2005. .
Resumo:O presente estudo, de cunho histórico social, apresenta como objeto de estudo a luta simbólica entre grupos de enfermeiras pelo poder de enunciar o discurso autorizado acerca da enfermagem brasileira nas reuniões de diretoras de escolas de enfermagem. Fontes primárias: atas, ofícios e matéria jornalística. Fontes secundárias: livros, artigos, teses e dissertações de enfermagem. Dados analisados à luz de alguns conceitos da teoria do mundo social de Pierre Bourdieu. Os resultados revelam que nesses encontros eram estabelecidas alianças de acordo com os interesses específicos; observou-se a grande representatividade das religiosas-enfermeiras; muitos eram os temas a serem observados pelas lideranças da enfermagem, que pela complexidade e interesse próprios, apresentavam dificuldades em estabelecer um consenso entre o grupo. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000400009&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 2
ir para página        

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3